sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

O Fim do Fenómeno(?)

O jogador brasileiro de 31 anos voltou a lesionar-se gravemente no joelho. Ronaldo entrara havia poucos minutos no jogo Milan-Livorno quando, num canto, ao saltar, o joelho cedeu. Apesar de o árbitro ter assinalado penálti, o português Vidigal - que saltou com o "Fenómeno" - não parece ter cometido falta. A ruptura de ligamentos deverá levar entre nove a doze meses a recuperar, pelo que muitos antecipam já o fim da carreira do jogador com maior número de golos marcados em fases finais do Mundial de futebol.



Luís Freitas Lobo, no seu livro "Planeta do Futebol", tinha comentado o seguinte:
« Quando chegou ao PSV em 95, pesava 74 kgs e media 1,79 m. Em 6 meses ganhou massa muscular, aumentou 4 quilos, para 78, e cresceria 2 cms. É com este peso q brilha em Barcelona e vai para o Inter. O q motivou então a sua brutal transformação físicia? Tudo se inicia em 2000, na 2ª época em Itália, quando as lesões começam a surgir. No dia em q o joelho volta a ceder, já estava com 82 kgs. Os tendões não suportavam o aumento de peso. "Um camião com rodas de bicicleta", disseram os médicos. Quando regressa, no Mundial de 2002, regista 86 kgs. Jogou em 2006, disseram na selecção, com 90,5 kgs. No Real Madrid atingiu os 91 kgs. Nos primeiros testes no Milan acusou 88 kgs.
Entre o Ronaldo q nos deslumbrou em 95 e o actual há, pelo menos, 14 kgs de diferença.
»

O autor a seguir acrescenta uma frase q nesta altura não deixa de ser irónica :
« Os murmúrios q se ouviam, receosos de nova lesão, calaram-se, mas no entretanto nasceu outro jogador.»

Tanto os joelhos como as lesões musculares foram desde sempre sacrificantes:
1996 - Quando atuava pelo PSV Eindhoven, da Holanda, o jogador sofre uma raspagem na cartilagem do joelho direito.
1998 - Na véspera da final da Copa do Mundo entre Brasil e França, Ronaldo tem uma convulsão. Mesmo assim vai para campo, e a seleção é facilmente derrotada.
1999 - Com a camisa da Internazionale, o atacante rompe parte do tendão patelar do joelho direito em jogo contra o Lecce, pelo Campeonato Italiano. Ficou cinco meses afastado dos campos.
2000 - Depois de realizar cirurgia, Ronaldo retorna aos gramados. Em jogo contra a Lazio, pela Copa da Itália, o Fenômeno rompe completamente o tendão do joelho direito, após tentar driblar um adversário. Ele só retorna aos gramados em agosto de 2001.
2006 - No Real Madrid, jogador sofre lesão muscular e desfalca o clube espanhol por cerca de 45 dias.
2007 - Com a camisa do Milan, Ronaldo apresenta constantes contusões musculares e perde o Mundial de Clubes da Fifa.

E agora fez o que fez em 2000, mas no joelho esquerdo.

Para recordar ficam algumas imagens fantásticas, dum jogador que não teve a sorte e quiçá a cabeça para ser uma das lendas de todos os tempos

Fontes: Público, Estadão, Youtube e fóruns hattrick

Sem comentários: