quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Tragicomédia

Estava num destes dias sem sono a fazer tempo para ver "the office" que passa a horas execráveis na TVI.
Entretanto não pude deixar de ver os últimos 10 minutos (foram só 10, credo!) do programa que o antecede, cujo nome não ouso escrever até porque quem ganha com aquilo tudo é a dita estação de televisão.
Nesses míseros 10 minutos, apercebi-me que as pessoas telefonavam, que a cada 25 chamadas elas tinham uma oportunidade de acertar num número de pedrinhas que estava dentro duma taça que doravante designarei de "jacó" e finalmente quem acertasse (ou ficasse mais perto) do número exacto de pedrinhas dentro do jacó tinha a oportunidade, findos os minutos que a apresentadora passava naquilo que em televisão se designa por "encher chouriços", a dar uma resposta a um outro qualquer desafio que esteja no écran.
Percebida a mecânica, e depois dum primeiro pensamento do género "chiça, quanto é que eles ganham com isto?" vem a melhor parte:
Durante a feitura dos enchidos, a apresentadora galanteia os telespectadores com tiradas do género:
"vá lá, agora é muito fácil, já vos disse que o número de pedrinhas está entre 1260 e 1270
só há 10 respostas possíveis, toca a ligar e tal..."
e eu - coitado de mim - a pensar "esta mulher não estudou sucessões, porque se ela visse bem as coisas há 11 respostas possíveis, porque a primeira e a última contam e portanto seria 1270-1260+1, mas pronto..."
mais dois minutos e a senhora a tentar convencer-me a ligar - eu bem lhe dizia que não mas ela parecia que não ouvia - dizendo "vá lá, de toda a gente com quem falei não houve ninguém que não tenha acertado nas 25 chamadas e tal, não é assim tão difícil de acontecer..."
e sobre isto eu escusei-me a vociferar em surdina porque toda a gente com quem ela fala tem de ter ligado numa vez que seja múltipla de 25, senão nem sequer estava a falar com ela.
Mas a rapariga era uma mãos largas e até chegou a ajudar depois a dizer que "o número de pedrinhas estava 1262 e 1263" - e acrescentou orgulhosa que havia APENAS (tive de baixar o volume nesta altura) duas respostas possíveis agora!
Não pude deixar de me sentir satisfeito de ter ensinado sucessões à mulher através de telepatia. De facto 1263-1262+1 dá duas respostas!
E percebi que estava a ser chato se gozasse com a senhora porque não há nenhum inteiro entre 1262 e 1263 e que se era o que ela dizia então uma das pedrinhas de dentro do jacó devia estar rachada, ou assim. Tentei apenas não ter aquele ar de "já te calavas, crl!" podia ela às vezes ficar sentida.
Ignorei os sons que lhe metiam a martelo. Hoje em dia já nem alheiras televisivas se fazem sem barulhos estranhos e abanares de câmara ao mais inconfundível estilo de Batatoon (velhos tempos em que o gajo metia a prenda pela câmara adentro e perguntava ao puto com quem falava "chegou?" e o puto dizia "NÃO!" era imaginar a avó diz que sim filho, que chegou, "CHEGOU, CHEGOU!!!"), já não há respeito por quem trabalha!
Mas o que mais me choca perceber é que há um público alvo para "aquilo" (não vou dizer programa, não consigo), com tudo o que de mau se possa concluir daí em relação à inteligência e à esperança na sorte do jogo das nossas gentes.


Joguem póquer bandidos, sempre puxam pela mona.

1 comentário:

R. disse...

o publico alvo é o q cola nas mamas dela. simples!



enfim, as 2 respostas possiveis entre 1262 e 1263 é q me fascina