sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Aprender uma pessoa

O mais difícil de aprender numa pessoa é a maneira como ela demonstra o agradecimento e a admiração.
De facto, se há delas que mandam bocas, há as que ficam caladas. Se há as que brincam com as pessoas de quem gostam e sorriem, há as que por vergonha ou porque não há necessidade se escondem, viram a cara para baixo e admiram em silêncio.
Se há quem precise de pôr em palavras tudo o que lhe vai na alma, há a quem baste um gesto sem ser preciso dizer nada.
Se para algumas pessoas estar, conversar, passar tempo é agradecer, para outras isso é "normal": tem de haver qualquer coisa mais que seja "diferente".
E quando para nós a pessoa está distante, quando sentimos que não somos recompensados pelo esforço, que não temos a atenção suficiente, que podíamos e devíamos ser mais mimados, mais valorizados... não estaremos nós a querer à força que as pessoas demonstrem o seu apreço e admiração duma maneira que não é delas, mas sim nossa?
Por outro lado, se cada um agradecer à sua maneira onde param as certezas?
Até que ponto estaremos nós seguros de quem nos gosta se não tivermos nem um bocadinho dos miminhos que gostamos na forma como mais gostamos?
Aprender uma pessoa faz-se sempre então para nós, com ela.
Para que possamos interpretar os seus obrigados ou as suas reclamações, para que possamos agradecer-lhe de maneira a que ela perceba isso.

Adaptarmo-nos é um sinal de apreço e de admiração.

4 comentários:

R. disse...

could be me writing this

Anónimo disse...

Há algo de muito proprio e íntimo numa pessoa, ainda mais que a sua personalidade, a sua Natureza! Inata,íntrínseca e independente de olhares alheios... mas sobretudo genuína :)

E ainda ha o vagar de um olhar envergonhado, ainda ha quem baixe a cabeça e sorria, ainda ha quem prefira calar e viver com o peso de um julgamento sem réu, ou pelo menos, em que este tenha sido ouvido!

A questao é: o nosso mundo ou o deles? Compensa até que ponto?

Se eu nao proteger o que é meu por direito, com toda a garra, quem o ira fazer?
*M

Helena Resende disse...

Nunca existem certezas absolutas... mas nós podemos acreditar (isso faz toda a diferença, acredita!!)

Beijinho*

Anónimo disse...

"Se há quem precise de pôr em palavras tudo o que lhe vai na alma, há a quem baste um gesto sem ser preciso dizer nada."

Já te disse que adoro esta frase :)

O texto está lindo! *