sábado, 20 de setembro de 2008

A Lei do Fora-de-Jogo

E eu adoro futebol e vocês até sabem, portanto (e ao ver com espanto o Golo do Postiga contra o Belenenses) eu resolvi dar asas à minha revolta interior duma forma construtiva.
Um jogador está em jogo quando, no momento em que lhe é passada a bola:

1. Está atrás da ou na "linha da bola" (imaginária, paralela à linha de fundo e que intersecta a bola), como por exemplo nos cantos, em que a bola é sempre passada para trás, e em que forçosamente todos os jogadores estão em jogo porque a bola está na linha de fundo;
2. Quando está antes ou na linha do meio-campo;
3. Quando está antes ou em linha com o penúltimo jogador da equipa adversária;

E não, eu repito - NÃO! - estamos a falar do último defesa; é certo, sim, que a maior parte das vezes o penúltimo jogador é o último defesa, até porque o guarda-redes é normalmente o último jogador a ultrapassar por parte de quem ataca; mas se lhe der na real telha de tentar marcar um golo lá à frente ou de sair da baliza sem quê nem para quê
- "É minha!"
e ficarem dois mecos de dois defesas cá atrás então o avançado terá de estar atrás do penúltimo defesa, porque nesse caso ele é também o penúltimo jogador;

E o Postiga estava fora-de-jogo, porque entre ele e a baliza só havia um - giro é que os fiscais de linha não saibam as regras do jogo, e se guiem pela regra errada supracitada - lembram-se do Holanda - Itália do Euro, em que o coitado do último defesa até estava KO fora do campo?

Sem comentários: