sábado, 16 de maio de 2009

Endorfinas

A palavra endorfina resulta da junção endo+morfina, pelo que significará qualquer coisa como "analgésico interno". A endorfina é um veículo de comunicação entre neurónios, e também do cérebro com o sistema nervoso e outras células do corpo.
Ela é produzida quando realizamos actividade física, relaxamos, ou fazemos uma actividade que nos dê prazer (tal como o sexo, ou comer chocolate). Aliás, a endorfina é a responsável pela sensação de cansaço e relaxamento após o orgasmo.
A libertação de endorfinas tem efeitos positivos, nomeadamente na regulação e melhoramento do humor, resistência ao stress, fortalecimento do sistema imunológico, acção anti-envelhecimento das células, e na melhoria da circulação sanguínea. Funcionam também no sentido de atenuar a dor, dando justificação ao "efeito de placebo" (segundo o qual a simples ideia de que vamos tomar algo para atenuar a dor é em si um atenuante à dor).
A endorfina dá uma sensação de euforia ou de bem-estar continuado vulgarmente conhecido como "felicidade". Por isso, se uma amiga vossa escrever que vocês lhe provocaram gargalhadas carregadinhas de endorfinas, esse é provavelmente o maior elogio que ela vos pode fazer.

(bela maneira de festejar 300 posts!)

fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Endorfina
http://www.saudepoa.com.br/endorfinas.htm
http://www.totalsport.com.br/colunas/ricardo/ed2800.htm
http://www.cienciahoje.pt/1168
http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/1780323-que-%C3%A9-endorfina/
http://bbel.uol.com.br/artigo/esporte/endorfinas_o_que_e_isso_.aspx

4 comentários:

acatar disse...

endomorfina para todos, então :)

Unknown disse...

Viva a endomorfina :)
E um viva àqueles (sejam lá eles quem forem) que nos alimentam a alma... com sorrisos, com gargalhadas, com piadas descontextualizadas. Um obrigado àqueles que nos fazem sentir a migalhinha que nunca deixamos no prato, e vá... À endomorfina :)

Pimponices disse...

Assim fico sem graça né?
Venham mais 300!!! Que nós continuaremos por cá para ler e cutucar tudinho!

:) :) :)

Gosto de ti pá!

Joao Afonso disse...

Há disso em compimidos ? :)
Um abraço Carlinhos