sexta-feira, 30 de maio de 2008

Experiência

Tinha eu 13 anos, ou 14, não sei.
Tinha ido com o meu tio Pedro, o mais novo de todos os tios, a Coimbra, fazer já não sei o quê.
Sendo que ele tem apenas 8 anos a mais que eu, teria mais ou menos na altura a idade que eu tenho agora. E a única coisa que eu guardei da viagem, cujo propósito agora se confunde com o que me foi dito na altura, foi o que ele me disse na volta:
"Então Carlitos, a escola corre bem?"
Corre, e tal...
"E gajas?"
Naquela altura queria eu lá saber de gajas. Naquela altura, tinha lá eu experiência com elas.
Nem hoje, e não passei por pouco, quanto mais na altura. Nem nunca, que isto com mulheres nunca se tem experiência. Ou então tem-se demais, mas enfim, isso são "outros vinte cinco tostões".
Disse-me ele:

"olha puto, tu podes não acreditar agora, mas sempre que trocas -
sempre -
que trocas de namorada, trocas para melhor"

e eu viro-me para ele e rio-me, penso "o quê?"
Não entendia. Nem entendia por que razão ele me estava a dizer aquilo, nem entendia o porquê daquilo ser verdade. Não entendia que os anos trazem coisas que os dias não trazem; não entendia que com cada uma se aprende mais do que se sabe, e que na pior das hipóteses teremos uma mulher tão boa que a anterior, mas que nos trate melhor e que nos faça mais feliz; isso, se mais feliz for possível - e nunca acreditamos até ser verdade outra vez.

Mas sim, eu disse bem: não entendia. Agora, entendo.
E afinal de contas, um gato escaldado não precisa de entender por que razão a água está fria, para perceber que tem medo dela.
E isto sim, é simples. E não era preciso muito para perceber.
Era preciso... experiência.

1 comentário:

Tita disse...

sempre pa melhor :P

Embora este texto me toque directa ou indirectamente nao sei, tu sabes que partilho da mesma opinião. De facto o tio pedro tem razao e vou ficar super contente quando isso acontecer, se é que já nao aconteceu.
So a consciência de melhorar pequenos aspectos e nao repetir outros, já faz toda a diferença.

como dizes que nunca comento .. pronto!

um beij :)

p.s. readiciona -me aos admirados :P