segunda-feira, 28 de julho de 2008

A professora de Matemática do 9º ano

Juro-vos que punha aqui o nome dela, se me lembrasse. Mas não.
Era a última aula do 9º ano, tínhamos ido ver um filme sobre já não sei o quê, claramente um fazer de tempo até que as férias chegassem. Como na altura era moda, queríamos dedicatórias para levar para as férias, principalmente das professoras que possivelmente não veríamos mais.
- Oh Professora - disse eu, depois de ja ter tocado - faça aí uma dedicatória.
"Mas já tocou, tenho pouco tempo para escrever..."
- Ponha aí qualquer coisa, professora.
Ela olhou para mim, escreveu, e enquanto o pessoal arrumava ela deu-me o papel para a mão e ficou a escrever outra coisa a alguém.

"Quando tiver um filho quero que ele seja como tu"

tinha ela escrito.
Lembro-me que não estava à espera. Estagnei, a olhar para ela e enquanto escrevia a outra pessoa olhou-me e sorriu
- Foi profundo, professora, obrigado.
E retirei-me sem saber o que mais dizer.

Uns 3 anos mais tarde encontrei-a por acaso, na baixa, e tal como hoje, não sabia o nome dela.
"Carlos!" diz ela. "Como estás?"
Falámos sobre a vida dela, mas principalmente da minha. E sabem que mais?
Não pude deixar de sorrir ao vê-la com uma barriga de grávida aí com uns 7 meses.
Lembrei-me do episódio, e resisti à tentação de perguntar se era um rapaz, mas sei que fiquei muito feliz por ela.
E tendo em conta o que ela merecia, sairá melhor ainda, com certeza.

Sem comentários: