domingo, 15 de novembro de 2009

"Presente!"


O CCC fez 30 anos esta semana.
Não trata este texto da sua construção e manutenção até aos dias de hoje, mas sim do que fez com que ele fosse construído e se tivesse mantido até agora.
Ao longo destes meses tenho-me apercebido de algo muito gratificante: muitas vezes a única razão pela qual as pessoas não dizem "presente" é a de que ninguém lhes pergunta se de facto lá estão.
Havendo quem lhes explique objectivos, demonstre vontade e medidas, e lhes dê recompensas (como a festinha que fizemos ontem) elas não nos falham nem nos deixam a falar sozinhos.
São as quotas em atraso que estão a ser pagas muitas vezes por um valor superior ao seu valor simbólico; são as pessoas que nos recebem com um "estava a ver que não passavam aqui!", não querendo deixar de contribuir para a causa; são aqueles pormenores-chave como saber o número de sócio de cor, coisa que não lhe era perguntada há uns bons anos; são as portas das adegas sempre abertas - "então e não bebem nada?"; são as palavras de incentivo "ora muito bem, os jovens é que devem pegar nisso, qualquer coisa que precisem digam!"; são aqueles que já tinham dito que não ajudavam mais e que voltaram a ajudar, e aqueles que sendo novos na terra chegaram viram e venceram, ou seja, se fizeram imediatamente sócios e compareceram na nossa festa de aniversário.
Da mesma forma que este blogue existe porque há quem o escreva e quem o leia, sendo eu nada sem os vossos comentários e interesse e sem as vossas palavras de reconhecimento, o CCC existe porque houve quem o dirigisse e dirija e porque sempre houve quem, por detrás das sucessivas direções ao longo do tempo, o apoiasse o melhor que podia, e tivesse dito "presente" sempre que era necessário.
Aos sócios, às suas famílias, amigos e convidados, aos amantes do porco no espeto, do caldo verde, das taças de tinto ou das minis geladas, das sobremesas e do pezinho de dança, que tanta vez souberam dedicar-se ao CCC sob os mais variados desígnios, o meu mais sincero agradecimento.
Assim, vale a pena.

1 comentário:

Unknown disse...

Pois que estive e gostei! :)